Por que engordamos?

Sem dúvida a ciência é uma constante interrogação e não existem verdades absolutas, principalmente quando falamos do organismo humano, uma estrutura cheia de peculiaridades.

Recentemente li um livro ótimo sobre alimentação e acho interessante dividir o conhecimento.

Resultado de imagem para por que engordamos livro

Para mostrar o motivo pelo qual as dietas não dão certo, o renomado jornalista Gary Taubes revisa antigos artigos científicos sob um novo olhar e traz novas propostas para evitar a obesidade.

Ele destaca que não apenas o controle de calorias e a velha equação coma menos e gaste mais é responsável para a perda de peso, mas que os nutrientes de um alimento e as vias metabólicas que eles estimulam são determinantes para o ganho de peso. Sem dúvida o impacto no organismo de 200 Kcal de couve é muito diferente do de 200 Kcal de brigadeiro.

Ele defende que, ao contrario do que se praticava, o corte de gorduras e de calorias – afinal, 1 g de gordura tem 9 Kcal enquanto 1 g de proteína e carboidratos tem 4 Kcal – os reais vilões da dieta são os carboidratos pelas alterações hormonais que eles provocam. Principalmente àqueles que contêm elevado índice glicêmico, ou seja, aqueles que disponibilizam o açúcar no sangue de forma brusca.

Para evitar o efeito sanfona ele não sugere nenhuma dieta da moda, apenas uma alimentação não inflamatória, com consumo reduzido de industrializados, com maior conteúdo gorduras benéficas e de proteínas, com baixo teor de carboidratos, principalmente os de alto índice glicêmico, associados a exercícios específicos de curto intervalo e alta intensidade.

Abaixo um infográfico bem legal que explica o processo.

por que engordamos?

Vale a leitura!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s